TRANSTORNO BIPOLAR OU...

15/01/2014 23:23

 

TRANSTORNO BIPOLAR OU DUPLA PERSONALIDADE

Como identificar e diagnosticar as características do transtorno de dupla personalidade ou transtorno dissociativo de identidade e o transtorno bipolar. Existem semelhanças?
Às vezes as pessoas confundem os sintomas das doenças mentais, pois apenas um dos transtornos parece ser mais conhecido ou comentado no senso comum.
O transtorno bipolar, também conhecido como maníaco-depressivo, a esquizofrenia e o transtorno de personalidade múltipla, também conhecido como dupla personalidade ou ainda pelo seu nome clínico transtorno dissociativo de identidade, são doenças mentais que muitas
vezes podem ser confundidas pela população.
Esta confusão tem resultado em grande medida a partir da utilização comum de alguns destes nomes nos meios populares, e por pessoas referindo-se a conhecer alguém que já foi diagnosticado com uma determinada patologia mental.
Esses transtornos, no entanto, têm pouco em comum, exceto o fato de muitos dos que têm alguns destes transtornos mentais serem ainda muito
estigmatizados pela sociedade.
                                                                                                                         O transtorno Bipolar e sua diferença com a dupla personalidade ou com o transtorno dissociativo de identidade.
O transtorno bipolar é um transtorno mental bastante comum em comparação com a dupla personalidade.
O transtorno bipolar é igualmente bem diagnosticado e facilmente tratado por uma combinação de medicação e psicoterapia.
É caracterizado pela alternância de humor de mania e depressão, os quais geralmente se manifestam nas últimas semanas ou nos últimos meses da pessoa.
                                                                                                                     No episódio de mania a pessoa apresenta um alto nível de energia e, muitas vezes, crenças irracionais sobre a quantidade de trabalho que pode realizar em um curto período de tempo. Assumem por vezes um milhão de diferentes projetos de uma vez e não consegue terminar nenhum deles.
                                                                                                                   Algumas pessoas com mania falam em um ritmo mais rápido e parece  que as pessoas à sua volta estão constantemente em movimento.
Depois de um episódio maníaco de humor, uma pessoa com transtorno bipolar, muitas vezes caem em um clima depressivo, que se caracteriza
por tristeza, letargia, e por um sentimento de que há não muito que fazer, perdendo o interesse nas coisas e nas pessoas.
Problemas e alterações de sono ocorrem durante os dois tipos de humor. O Transtorno bipolar afeta tanto homens e mulheres de forma igual e pode ser o primeiro diagnóstico em toda uma vida da pessoa.
                                                                                                                      O transtorno bipolar pode ser um desafio para o tratamento, porque enquanto uma pessoa vai tomar uma medicação antidepressiva para  ajudar a aliviar um humor deprimido, eles acabam ficando propensos a permanecer sobre os medicamentos que ajudam a controlar o humor maníaco.
Diferentemente na dupla personalidade ou no transtorno dissociativo de identidade, a pessoa com esse transtorno sente que possui mais do que uma identidade, que essa identidade ou personalidade controla sua vida e não consegue recordar sobre pontos relativos a uma ou a outra entidade.
No transtorno dissociativo a pessoa apresenta um esquecimento não normal do que foi realizado pela entidade que dominou seu
comportamento, mostrando uma atitude, na maioria das vezes, totalmente incompatível entre as duas ou mais identidades a que está sujeita.
                                                                                                                    Não se trata de humor de um tipo ou de outro e sim de uma percepção, conhecimento sobre si e formas de pensamentos que estão dissociados, uns dos outros, como se não tivessem qualquer tipo de integração entreas partes.
A pessoa age como se fosse outra pessoa, com pensamentos, sentimentos e ações diferenciadas em cada estado de personalidade.
O transtorno bipolar é um distúrbio antes denominado psicose maníaco-depressiva.
Atualmente esse transtorno é considerado uma perturbação afetiva com alternância de episódios maníacos e depressão.

“Se você pretende ser uma pessoa melhor, busque o melhor em cada pessoa”.                                                                                       =Ary Souza Espírito de Luz